sábado, 16 de abril de 2016

Alimentação dos Timbrados

No manejo do Timbrado Espanhol tenho praticado um trabalho simples sem implementação de muitos detalhes ou técnicas apuradas. O que sabemos por aqui ainda é muito pouco em relação aos grandes criadores da Europa e outros países onde o canário de canto já existe a mais tempo. No entanto procuro oferecer uma alimentação nutritiva e que possa garantir uma boa saúde aos meus canários.

No que tange à alimentação mantenho uma dieta básica para cada período da criação. Para o período de cria ofereço alpiste puro a vontade e mistura de sementes em pequenas quantidades. Já no período de muda a alimentação consiste em alpiste puro e mistura de sementes a vontade. Nos dois períodos ofereço verduras, legumes e frutas em pequenas porções diárias. Também deixo a vontade a semente de chia que é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, alem de ser muito boa para o canto e não engordar.

ALIMENTAÇÃO BÁSICA:

A alimentação básica do Timbrado é composta praticamente de alpiste puro. Alpiste de qualidade nunca deve faltar nos comedouros.

 
Alpiste (Hidra. carbono, Gordura, proteínas, Fibras, Vitaminas: B1,E)

Na muda a mistura de semente é oferecida em quantidades um pouco maiores que o normal, mas ainda em quantidades menores que o alpiste. A mistura não deve substituir o alpiste na alimentação total.

Mistura de sementes (aveia, niger e linhaça)

A semente germinada também é uma boa alimentação na época de cria. Tanto na forma inicial da germinação como também quando já estão formando pequenas gramíneas na forração do vasilhame.

Sementes germinadas


Ainda no período de cria é habitual o fornecimento de farinhada úmida acrescida de rosca ou biscoito de maisena e verduras variadas. Esta alimentação é ótima para os pais na alimentação dos filhotes. O brócolis também é ótimo para ser misturado na farinhada diariamente.


O osso de siba é uma excelente fonte de cálcio. É especialmente útil para a formação dos ovos, para o desenvolvimento dos filhotes durante o período de cria e para todos os exemplares durante a muda anual de penas.

Osso de siba (rico em minerais, principalmente o cálcio)

Como já disse forneço frutas, verduras e legumes diariamente. No meu canaril entre as frutas que mais gostam estão a maça, o melão, melancia e laranja. De verduras apreciam quase todas as hortaliças, mas tem um gosto muito especial pela couve, almeirão, repolho e brócolis. Os legumes também podem ser oferecidos diariamente. Todos em pequenas quantidades diária durante todo o período do ano. Para estes alimentos o cuidado especial deve ser dado na hora da higienização. Esta deve garantir a remoção de todos os possíveis contaminantes químicos presentes.

Verduras, frutas e legumes (fonte de vitaminas e outros nutrientes)


Podemos oferecer ainda plantas silvestres como dente de leão, gramíneas e folhagens de árvores frutíferas como folhas de morango, romã entre outras. Recentemente introduzi na alimentação dos meus Timbrados a moringa oleífera que também é uma fonte inesgotável de saúde para os timbrados.

Moringa oleífera (fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos, anti-inflamatórios etc.) 



É claro que este artigo não tem a pretensão de exaurir todas as opções e formas de manejo alimentar. Na verdade existem muitos outros alimentos que não são citados aqui e que são fornecidos periodicamente durante o ano. Todos possuem sua importância e podem melhorar o desempenho dos canários. Os alimentos citados também não são fornecidos sem critério. Deve ser criada uma tabela de periodicidade e alternância entre eles. 

Este é o manejo alimentar que venho praticando desde que comecei na criação dos Timbrados. É o reflexo de minhas pesquisas e experiências na criação.

Nenhum comentário: